Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Friday, May 28, 2010

Lidar com a leucemia


Ontem comecei a ler um livro que me cativou e que acabei por devorar em dois dias:

Para a Minha Irmã é um bestseller internacional, escrito por Jodi Picoult. Neste, uma menina com uma doença muito grave, e a sua família lidam com esta patologia, cada um à sua maneira, passando por desafios físicos e psicológicos.

Aos 2 anos de idade foi diagnosticada leucemia promielocítica aguda a Kate.

Nessa altura, a mãe de Kate e o seu marido decidiram conceber uma criança geneticamente compatível para ser dadora de órgãos para a Kate, para que ela pudesse ser curada.
Tiveram uma menina chamada Anna, e utilizaram o sangue do cordão umbilical dela para fazer um transplante para a irmã.

O que é certo é que aos 13 anos de idade Anna já tinha passado por diversas operações, transfusões e injecções de que ela própria não precisava, para ajudar a irmã, que teve diversas recaídas.

No seio da família todos sofrem as consequências, Anna e o seu irmão mais velho, Jesse , sentem que recebem pouca atenção dos pais, e cada um se revolta à sua maneira. O dia-a-dia da família é condicionado pelas recaídas de Kate, inclusive muitos dias festivos são alterados e passados no hospital.

O próximo passo é um transplante renal,de que Kate precisa para sobreviver, e é nesta altura que Anna vai ter com um advogado e lhe comunica que quer processar os pais pelo direito ao próprio corpo.

O livro está cheio de questões, polémicas, sobre o certo e o errado, sobre a complexidade das relações humanas, questões bioéticas...

Este é um livro fascinante que transporta o leitor para a difícil realidade das famílias que lidam com esta patologia ou outras semelhantes. Recomendo a leitura.

Obrigada Joana por mo teres emprestado!

1 comment: