Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Tuesday, May 4, 2010

Dia Mundial da Asma


Hoje, dia 4 de Maio, celebra-se o dia mundial da asma.
De um modo geral, a comemoração da efeméride objectiva aumentar a atenção para a asma como um problema global de saúde, assim como envolver autoridades públicas, sociedades científicas e associações de doentes na implementação de programas eficazes de controlo desta doença. Este dia serve também para comunicar os progressos na terapêutica e nos programas de educação para os asmáticos e para se lançar alertas sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da necessidade dos doentes aprenderem a lidar com a sua doença.

«A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) tem ao longo dos anos da sua existência, e assim aconteceu no último ano, participado em muitas acções de sensibilização dirigidas a asmáticos e suas famílias, médicos e outros profissionais de saúde e público em geral, de modo a informar, educar e envolver todos na melhoria do controlo da asma», afirma a Dr.ª Marianela Vaz, imunoalergologista e presidente da APA, que conta com mais de mil associados.

«Estas acções consistiram na presença em reuniões dedicadas a doentes crónicos, a cidadãos com difícil acesso a cuidados de saúde, em escolas, em locais públicos ou em congressos médicos», acrescenta a Dr.ª Marianela Vaz.

O lançamento do site www.apa.org.pt da APA foi uma das acções do Dia Mundial da Asma de 2007.
De acordo com a presidente da Associação, «possui conteúdos informativos da maior importância, várias vezes actualizados ao longo do ano, possibilidade do doente aprender a auto-avaliar e auto-controlar a sua doença, de estabelecer diálogo com médicos e outros doentes, indicação das parcerias que permitem aos sócios ter desconto em vacinas, materiais para evicção dos ácaros, termas, etc».

A avaliação dos níveis de asma e alergias, acções de sensibilização e aulas de Body Combat, entre outras actividades, marcaram o dia de hoje hoje no Edifício Transparente, no Porto.

A iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), com o apoio das Tintas CIN, contou com a presença da maratonista olímpica Rosa Mota e do nadador olímpico João Araújo.

Segundo a presidente da APA, Marianela Vaz, «a asma é uma das doenças crónicas mais frequentes, que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, apontando as projecções mundiais para um incremento de mais 100 milhões, para 2025».


Adaptado de: http://www.paraquenaolhefalteoar.com/articles.php?id=111
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=448461

No comments:

Post a Comment