Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Thursday, October 14, 2010

Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir


Começou hoje a campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia para prevenir uma doença que afecta mais de meio milhão de portugueses.

Em diversas cidades do país, é disponibilizando um rastreio gratuito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
Vulgarmente conhecida por bronquite crónica, esta doença resulta de uma obstrução das vias respiratórias, instala-se progressivamente e os sintomas demoram a manifestar-se, pelo que quando o doente vai ao médico já está avançada, alerta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Daí a importância de efectuar regularmente um exame simples (espirometria) para ver o estado dos pulmões.

Por ocasião do Ano do Pulmão e Dia Mundial da Espirometria, tem início uma campanha europeia, a que se associa a Sociedade Portuguesa e cujo rosto é o futebolista Cristiano Ronaldo.

O objectivo é sensibilizar os cidadãos para a prevenção das doenças respiratórias, sob o lema “Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir”.

Em 14 capitais de distrito portuguesas há locais onde poderá ser feito um exame gratuito, até 17 de Novembro, à semelhança do que ocorre noutras cidades da Europa.

Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa, Carlos Robalo Cordeiro, a DPOC é uma das patologias respiratórias com maior prevalência em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o médico recomenda que quando se faz um 'check-up' a espirometria não seja esquecida: ”Este teste tem de entrar na rotina de diagnóstico geral”.

A iniciativa teve início, simultaneamente, em Lisboa e Madrid, com profissionais de saúde apoiados numa unidade móvel para realizar os exames e prestar aconselhamento.

A Organização Mundial de Saúde estima que a DPOC atinja mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das principais causas é o tabaco.

Cerca de 20 por cento dos fumadores podem vir a desenvolver a doença, segundo os especialistas, para quem o diagnóstico precoce é fundamental.

A unidade móvel de saúde passará por Lisboa, Faro, Évora, Santarém, Leiria, Braga, Setúbal, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Viana do Castelo e Porto.

Carlos Robalo Cordeiro sublinha que o exame é particularmente aconselhado a pessoas com mais de 40 anos, fumadores e com profissões de risco inalatório.

Adaptado de: www.rcmpharma.com

No comments:

Post a Comment