Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Wednesday, October 6, 2010

MIT Media Lab Medical Mirror

Ming-Zher Poh, um estudante do MIT, está a desenvolver um sistema de medição de sinais vitais, que utiliza apenas uma câmara-low cost.

Ming-Zher Poh já demonstrou que o sistema pode fazer medições de pulsação através de imagens recolhidas com uma trivial webcam e está neste momento a desenvolver o sistema para medir também parâmetros a nível da respiração e oxigénio no sangue. No final espera ainda conseguir medir a pressão arterial. Os primeiros resultados deste trabalho, levado a cabo com a ajuda do estudante Daniel McDuff e o Professor Rosalind Picard, foram publicados em 2010 no Optics Express.

Poh sugere que a monitorização não invasiva pode ser útil em situações em que seja complicado ou deconfortável o uso de sensores na pele, como a monitorização de vítimas de queimaduras ou de recém-nascidos. Poderia ainda ser utilizado em telemedicina, utilizando a webcam do próprio paciente, ou mesmo a câmara do telemóvel.

Este sistema poderia também ser introduzido num espelho de casa de banho para pacientes que necessitem de monitorização constante, ou pessoas que queiram monitorizar a sua saúde e parâmetros vitais na sua rotina diária, enquanto lavam os dentes ou a cara, sendo o resultado apresentado no espelho.

Adaptado de: MIT News

No comments:

Post a Comment