Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Friday, March 19, 2010

OMS aponta falhas à saúde em Portugal

A falta de garantia da sustentabilidade financeira do sistema nacional de saúde, falta de recursos humanos na saúde, em especial de médicos e enfermeiros, e a qualidade e segurança dos serviços de saúde são algumas falhas detectadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no Plano Nacional de Saúde.

Jeremy Veillard, da OMS-Europa, sublinhou que alguns bons resultados conseguidos pelos portugueses nos últimos anos. “Apesar de Portugal ter conseguido bastantes progressos em saúde nos últimos anos ainda se verificam algumas falhas, das quais destaco a dificuldade no acesso aos médicos especialistas, assimetrias regionais no acesso aos cuidados e escassez de profissionais de saúde.”

Jeremy Veillard criticou ainda os responsáveis pelos vários programas da saúde em “não serem reactivos para apurar as causas porque não se conseguem alcançar os resultados pretendidos em determinadas áreas”.

A alta-comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, sublinhou a necessidade de se efectuar uma avaliação ao Plano Nacional de Saúde (PNS) por uma entidade externa e a “OMS foi a instituição mais bem situada”.

“Este é o primeiro plano nacional de saúde que fizemos e aprendemos algumas coisas. O plano foi elaborado em 2001 para ser implementado em 2004/2010 e em 2008 houve a necessidade de uma avaliação. A OMS fez dez missões em Portugal, falou com vários ministérios e responsáveis de todo o País e a última reunião foi em Dezembro de 2009”, explicou Maria do Céu Machado, acrescentando que serão seguidas as recomendações propostas pela OMS.

Quanto à escassez de profissionais de saúde, em especial de médicos, aquela responsável manifestou preocupação face aos pedidos em massa para a aposentação antecipada. “Esse problema pode colocar em risco a qualidade dos cuidados e os ganhos em saúde obtidos até hoje. É necessário encontrar um regime especial de medidas para evitar essa aposentação em massa.”

Fonte do artigo : Correio da Manha - OMS aponta falhas à Saúde em Portugal

1 comment:

  1. Onde é que está a surpresa?
    São estas e outras falhas como por exemplo no tempo de espera antes do atendimento, sempre, sempre muito elevado...
    Tiago Sousa

    ReplyDelete