Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Wednesday, March 31, 2010

AVC mata 3 pessoas por hora em Portugal

O Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral é hoje assinalado

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza hoje diversas acções de sensibilização no sentido de alertar a população para a importância de prevenir uma doença que, em Portugal, mata três pessoas por hora.

No Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se assinala esta quarta feira, a SPAVC organiza acções nacionais de informação e sensibilização, dirigidas à população portuguesa, sobre a primeira causa de morte em Portugal, durante as quais será feito o rastreio dos principais factores de risco vascular e sessões didácticas para o público.

Segundo a SPAVC, em Portugal o acidente vascular cerebral tem uma dimensão alarmante, pois a sua taxa de mortalidade é de cerca de 200 por cada cem mil habitantes, o que corresponde a cerca de 400 AVCs por dia.

Segundo o Professor Pedro Monteiro, Director da Unidade de Inovação e Desenvolvimento dos HUC, “estima-se que 25% dos AVC’s têm como causa arritmias cardíacas, uma perturbação do ritmo do coração. Qualquer um de nós pode sofrer de arritmia a qualquer momento, sendo que basta apenas um episódio para aumentar a probabilidade de vir a sofrer um AVC”.

“Para além da elevada incidência, o que se verifica é que cerca de 20% dos AVC’s que ocorrem em Portugal são fatais e mais de metade deixam o doente com algum grau de incapacidade, implicando grandes custos ao Serviço Nacional de Saúde", alerta o especialista.

As doenças cardiovasculares devem-se essencialmente à acumulação de gorduras na parede dos vasos sanguíneos um fenómeno que tem início numa fase precoce da vida e progride silenciosamente durante anos. As suas consequências mais importantes – o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a morte – são frequentemente súbitas e inesperadas.

A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de factores de risco modificáveis, tais como: o sedentarismo, a falta de actividade física diária, uma alimentação desequilibrada, o tabagismo e o stress excessivo.

Portugal apresenta dos mais elevados índices de AVC’s da Europa, sendo que os AVC’s têm um custo de 32 mil milhões de euros por ano nos sistemas de saúde da União Europeia, o que representa mais de 20% do total de despesas com doenças cardiovasculares. Em Portugal, o AVC é responsável pelo internamento de mais de 25.000 doentes por ano e por um elevado grau de incapacidade - 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações nas actividades da vida diária.

Retirado de - AVC mata três pessoas por hora em Portugal - Sapo Saúde

Sunday, March 28, 2010

(Ultra)Sounding Out a New Way to Treat Chronic Pain


George K. Lewis is the biomedical engineering grad student at Cornell University who developed a portable ultrasound device for joint pain therapy. This kind of therapy is usually administered inside clinics, but being able to take it home has great potential for pain management. The device is soon slated to begin clinical trials at Weill Cornell Medical College.



original article at nsf.gov - National Science Foundation

Friday, March 19, 2010

OMS aponta falhas à saúde em Portugal

A falta de garantia da sustentabilidade financeira do sistema nacional de saúde, falta de recursos humanos na saúde, em especial de médicos e enfermeiros, e a qualidade e segurança dos serviços de saúde são algumas falhas detectadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no Plano Nacional de Saúde.

Jeremy Veillard, da OMS-Europa, sublinhou que alguns bons resultados conseguidos pelos portugueses nos últimos anos. “Apesar de Portugal ter conseguido bastantes progressos em saúde nos últimos anos ainda se verificam algumas falhas, das quais destaco a dificuldade no acesso aos médicos especialistas, assimetrias regionais no acesso aos cuidados e escassez de profissionais de saúde.”

Jeremy Veillard criticou ainda os responsáveis pelos vários programas da saúde em “não serem reactivos para apurar as causas porque não se conseguem alcançar os resultados pretendidos em determinadas áreas”.

A alta-comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, sublinhou a necessidade de se efectuar uma avaliação ao Plano Nacional de Saúde (PNS) por uma entidade externa e a “OMS foi a instituição mais bem situada”.

“Este é o primeiro plano nacional de saúde que fizemos e aprendemos algumas coisas. O plano foi elaborado em 2001 para ser implementado em 2004/2010 e em 2008 houve a necessidade de uma avaliação. A OMS fez dez missões em Portugal, falou com vários ministérios e responsáveis de todo o País e a última reunião foi em Dezembro de 2009”, explicou Maria do Céu Machado, acrescentando que serão seguidas as recomendações propostas pela OMS.

Quanto à escassez de profissionais de saúde, em especial de médicos, aquela responsável manifestou preocupação face aos pedidos em massa para a aposentação antecipada. “Esse problema pode colocar em risco a qualidade dos cuidados e os ganhos em saúde obtidos até hoje. É necessário encontrar um regime especial de medidas para evitar essa aposentação em massa.”

Fonte do artigo : Correio da Manha - OMS aponta falhas à Saúde em Portugal

Wednesday, March 17, 2010

New treatment for skin cancer

Meet the Ambulight PDT.

A drug is given to the patients which makes the affected skin sensitive to light.After that, the disposable light-emitting plaster is then stuck over the top, allowing photodynamic therapy treatment to be applied directly to the skin, destroying the cancerous cells.

For non-melanoma, the most common treatment in the past has involved applying a cream to the skin for several hours before the patient undergoes intensive light treatment.

With the new device, the patient can be in and out of hospital within minutes, enabling them to continue with their normal daily routine while undergoing the treatment.

Pilot clinical trials have also indicated this new treatment method causes lower pain than conventional techniques.

Adapted from the article on BBC News Channel.

Monday, March 15, 2010

Portimão: Associação Humanitarius envia 30 toneladas de equipamento hospitalar e escolar para a Guiné-Bissau - dn - DN

A Humanitarius, Associação Humanitária de Apoio Social Internacional, enviou para a Guiné-Bissau, 30 toneladas de equipamento para a saúde, educação e apoio social, entre os quais dois blocos operatórios completos de otorrino e oftalmologia.

O material vai equipar hospitais e escolas guineenses,e seguiu já num contentor, por via marítima.

Artigo Completo - Portimão: Associação Humanitarius envia 30 toneladas de equipamento hospitalar e escolar para a Guiné-Bissau - dn - DN

Friday, March 12, 2010

Wednesday, March 10, 2010

Kompaï

Kompaï é um robot criado pela empresa francesa Robosoft para ajudar pessoas dependentes no seu dia-a-dia.
Este foi apresentado pela primeira vez a 8 de Março de 2010 na ILTCI (Intercompany Long Term Care Insurance Conference) 2010, em Nova Orleães.

O robot é móvel e comunicativo, conseguindo compreender ordens simples e responder a perguntas. Reconhece e desloca-se pelas divisões da casa e encontra-se permanentemente ligado à internet e aos seus serviços associados.

Este robot permite por exemplo enviar um email ao médico do utilizador a indicar o estado do paciente. Já estão previstos upgrades do robot, com diversas funções.



Para mais informações visitem esta página .

Monday, March 8, 2010

E-pressed

E-pressed é uma peça de vestuário, que se alia à acupunctura para aliviar níveis de ansiedade, medo, tristeza e stress, através da pressão de pontos específicos.

Se ficaram curiosos e querem obter mais informações acedam à página do produto e vejam o vídeo.

Thursday, March 4, 2010

Novo Método para lidar com a surdez - Implante Coclear Híbrido


Existem dois métodos tradicionais de lidar com o problema da surdez: caso a surdez seja moderada/severa é utilizada uma prótese auditiva; para pacientes com surdez profunda, é restituída a audição através do implante coclear tradicional.

Os métodos tradicionais não conseguiam dar resposta a todos os problemas de surdez: havia doentes em grande sofrimento, para quem a prótese auditiva dava uma resposta insuficiente no dia-a-dia, mas que não se podiam submeter ao implante coclear convencional, pois anular-lhes-ia a audição que possuíam para as frequências graves. A anulação da frequência grave é significativa, pois os sons graves dão harmonia, percepção de ritmo e até conforto.

Foi para dar resposta a este problema que surgiu o implante coclear híbrido, que permite restituir a audição a pacientes nos quais os métodos referidos anteriormente são praticamente ineficazes.

Para além de utilizar a estimulação eléctrica característica de um implante coclear comum, o novo método recorre ainda à estimulação sonora, própria da prótese auditiva. Este implante é exigente na sua realização cirúrgica, necessitando de um elevado nível de especialização da equipa que o realiza.

Os pacientes são submetidos a rigorosos processos de selecção: só se justifica este tipo de implante se a pessoa tiver surdez profunda nas frequências agudas - as frequências da palavra - e audição nas frequências graves. Outro requisito é que o nível de surdez tenha já estabilizado, não sendo colocado este tipo de implante a pessoas com tendência para surdez progressiva.

Este método terapêutico já chegou a Portugal e é integralmente comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.

No dia 24 de Novembro de 2009 a equipa do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Coimbra realizou o primeiro implante coclear híbrido em Portugal , a uma mulher de 47 anos.

Para mais informações acedam ao artigo original aqui

Wednesday, March 3, 2010

3ª sessão Think Tank Saúde em Rede

O Think Tank Saúde-em-Rede é um projecto que se dedica às políticas de Saúde e pretende afirmar-se no debate público nacional, assumindo um discurso aberto à reflexão plural e livre.

O Think Tank Saúde-em-Rede propõe-se:
• Constituir uma rede pluridisciplinar de decisores e investigadores com uma experiência própria em áreas específicas da saúde;
• Promover um entendimento realista das questões da saúde em Portugal, recorrendo a várias fontes de conhecimento e explicitando os valores predominantes na sociedade portuguesa;
• Proporcionar um espaço de debate e comunicação sobre aspectos relevantes da saúde dos portugueses.

A 21 de Fevereiro de 2008, ocorreu a primeira sessão pública do Think Tank saúde-em-rede. Esta teve por objectivo apresentar os resultados da análise e reflexão sobre "A realidade dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal" e contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

A 18 de Março de 2009 decorreu a segunda sessão, com o tema "Cuidados Hospitalares".

É já no dia 24 de Março de 2010 que haverá nova reflexão, desta vez em torno do tema “O Cidadão e a Saúde”. A sessão irá decorrer entre as 9h30 e as 13h, no Auditório A da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no Campus de Campolide.

Os subtemas a tratar incluem:
1. Satisfação do Cidadão / Utilizador
2. Expectativas e Necessidades - Participação Activa; Percepção do cidadão, das suas necessidades; o Papel dos Media
3. Capacitação / Cidadania - Empowerment / Participação (dar voz ao cidadão), Literacia, Capacidade de Auto-gestão; ligação entre a comunidade e a saúde; representatividade do cidadão na gestão da saúde

Participarão especialistas nacionais e internacionais, como Konrad Fassbender, Divisão de Cuidados Paliativos, Departamento de Oncologia, Universidade de Alberta (Canadá).

Esta informação foi adaptada do site da Saúde em Rede, onde podem encontrar mais informações, inscrições e o programa do evento.

Monday, March 1, 2010

Radiology News - the Innova 4100

The Innova 4100IQ it's a digital, flat-panel vascular and interventional imaging system that offers the industry's largest field-of-view, covering more anatomy in a single run with a single injection to reduce contrast and radiation dose. The advanced applications for the Innova 4100 have the potential to reduce dose while providing clinical information not typically available real-time in the interventional suite.