Uma tecnologia desenvolvida por investigadores portugueses, que alerta os profissionais de saúde para a ocorrência de baixa oxigenação fetal durante o parto, está a ser avaliada através de um estudo realizado nos hospitais do Reino Unido. O objectivo é avaliar a eficácia desta tecnologia, que já está a ser utilizada em vários hospitais nacionais e internacionais (Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Suíça, França, Estónia e Israel). Os investigadores responsáveis pela tecnologia pertencem à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB).
Segundo declarações à agência Lusa, o investigador Diogo Ayres de Campos, revela que se trata de um estudo " que implica avaliar cerca de oito mil grávidas em trabalho de parto no Reino Unido, que pretende obter informação sobre a utilidade deste software, destes alertas, na utilização de rotina nas salas de trabalho de parto em todo o mundo. É uma avaliação decisiva para o sistema”.
O projecto terá duração máxima de dois anos, e abrangerá as grávidas em trabalho de parto no St. George's Hospital - University of London, University Hospital of Wales - Cardiff e Ninewells Hospital - University of Dundee. De uma forma aleatória, as grávidas participantes vão ser selecionadas para serem acompanhadas - ou não - durante o parto, pelo sistema informático português.
Fonte:www.hospitaldofuturo.com
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment