Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Friday, December 10, 2010

Excesso de higiene pode ajudar a causar depressão


Um estudo elaborado pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, estabeleceu uma relação entre o aumento da taxa de incidência de depressão nos jovens nos últimos anos, chegando a ultrapassar a da população adulta, e a higiene excessiva.

Segundo o estudo publicado no mais recente número do «Archives of General Psychiatry», o aumento abusivo dos cuidados de higiene levou ao desaparecimento de uma bactéria que funcionava como um anti-inflamatório do cérebro humano e que, consequentemente, reduzia as tendências depressivas.

Os investigadores argumentam ainda que a supressão do contacto com a imundice fazem com que o nosso organismo não esteja tão preparado para o efeito dos microrganismos mais nocivos.

Este enfraquecimento do sistema imunológico poderá ainda potenciar o aparecimento de outras doenças graves, como o cancro, concluem os investigadores.


No comments:

Post a Comment