Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Wednesday, November 10, 2010

Dia mundial da Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos

Assinala-se hoje, pela primeira vez, o Dia Mundial da Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos (NET). O objectivo da iniciativa é consciencializar a população para este tipo de cancro, que nem sempre é detectado na fase na fase inicial.

90% dos doentes com tumores neuroendócrinos são diagnosticados de forma incorrecta, sendo confundidos com outras doenças, de acordo com o Grupo de Estudos dos Tumores Neuroendócrinos da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPDEM). «Estes doentes são tratados durante 5 a 7 anos (em média) por uma patologia diferente e que, muitas vezes, o diagnóstico correcto só é efectuado quando surgem sintomas e sinais devidos à disseminação da doença (metastização)». Refere o comunicado da SPEDM. Em Portugal, a iniciativa conta ainda com a adesão da Associação Raríssimas.

Os sintomas dependem da área do corpo que é afectada e, nalguns casos, não há sintomas na fase inicial. Alguns sintomas são similares a outras doenças, como diarreia, prisão de ventre, dores abdominais, tosse e expectoração com sangue.

Fonte: http://www.hospitaldofuturo.com

No comments:

Post a Comment