Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Monday, October 31, 2011

Eye-Rhas, Eye robot for haptically assisted surgery

Thursday, October 6, 2011

Tecnologia portuguesa avaliada em hospitais britânicos

Uma tecnologia desenvolvida por investigadores portugueses, que alerta os profissionais de saúde para a ocorrência de baixa oxigenação fetal durante o parto, está a ser avaliada através de um estudo realizado nos hospitais do Reino Unido. O objectivo é avaliar a eficácia desta tecnologia, que já está a ser utilizada em vários hospitais nacionais e internacionais (Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Suíça, França, Estónia e Israel). Os investigadores responsáveis pela tecnologia pertencem à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Instituto de Engenharia Biomédica (INEB).

Segundo declarações à agência Lusa, o investigador Diogo Ayres de Campos, revela que se trata de um estudo " que implica avaliar cerca de oito mil grávidas em trabalho de parto no Reino Unido, que pretende obter informação sobre a utilidade deste software, destes alertas, na utilização de rotina nas salas de trabalho de parto em todo o mundo. É uma avaliação decisiva para o sistema”.

O projecto terá duração máxima de dois anos, e abrangerá as grávidas em trabalho de parto no St. George's Hospital - University of London, University Hospital of Wales - Cardiff e Ninewells Hospital - University of Dundee. De uma forma aleatória, as grávidas participantes vão ser selecionadas para serem acompanhadas - ou não - durante o parto, pelo sistema informático português.

Fonte:www.hospitaldofuturo.com

Monday, October 3, 2011

3 de outubro – Dia Mundial do Dentista


Hoje, dia 3 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Dentista, data escolhida por coincidir com o dia de fundação da primeira escola dentária do mundo, a Baltimore College of Dental Surgery, em 1840 nos Estados Unidos da América.

Embora as atividades de dentista sejam populares ao redor do mundo há 5 mil anos, foi apenas no século 19 que nasceram as escolas específicas para formar tais profissionais. No Brasil, por exemplo, o ensino da odontologia foi oficialmente instituído em 1884, nas faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia.

- Diz-se que o primeiro dentista do mundo tenha sido o egípcio HesyRe, em 2600 a.C.

- Em Portugal, no século 17, foi instituída multa para aqueles que extraissem dentes sem licença

- No Brasil, em 1811 foi expedida a primeira carta de dentista, pelo português Pedro Martins de Moura, que dava direito apenas de "tirar dentes"

Fonte: http://eportuguese.blogspot.com