Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Tuesday, January 18, 2011

Qualidade em Saúde - Colaboração com a Grécia


A Direcção-Geral da Saúde, através da Divisão da Segurança do Doente do Departamento da Qualidade na Saúde, encontra-se a colaborar com o Ministério da Saúde e da Solidariedade Social da Grécia, na criação do programa nacional grego em Segurança do Doente. Esta colaboração surge na sequência da sugestão feita pela Organização Mundial de Saúde.

Neste âmbito, a experiência portuguesa foi apresentada no “2nd Workshop On Quality, Patient Safety and Quality of Healthcare. The International Experience and the Greek Reality.”, realizado em Atenas, no passado dia 11 de Dezembro.

Fonte: http://www.dgs.pt/

Wednesday, January 12, 2011

Teste para diagnóstico de Alzheimer

Um estudo revela um teste que poderá diagnosticar de forma precoce o aparecimento do Alzheimer.

O Instituto de Neurologia da University College London, com o financiamento do Alzheimer Research Trust, levou a cabo um estudo, publicado na semana passada na Annals of Neurology, para tentar encontrar uma forma de prever o desenvolvimento da doença.

Para tal, reuniram 105 pessoas saudáveis às quais realizaram dois testes: uma punção lombar, para verificar os níveis da proteína amiloíde no líquido cefalorraquidiano, e scannings cerebrais, realizados ao longo de 12 meses de forma a avaliar o tamanho do cérebro.

Já era do conhecimento dos especialistas que a doença de Alzheimer estava associada a um encolhimento do cérebro e a uma acumulação da proteína amiloíde neste órgão, levando portanto a uma diminuição do seu valor no líquido cefalorraquidiano. Assim, os investigadores consideraram que estes dois factores poderiam permitir detectar a doença antes do aparecimento dos sintomas.

Com este estudo conclui-se que os indivíduos com menores valores de proteína amiloíde no líquido cefalorraquidiano (38% do grupo) apresentaram um encolhimento cerebral duas vezes maior. Além disso, tinham também cinco vezes maior probabilidade de ter o gene de risco para o Alzheimer, APOE4.

Os cientistas acreditam que as pessoas com estes resultados desenvolverão no futuro a doença, apesar de ainda ser muito cedo para afirmá-lo com certeza. O estudo servirá para administrar aos pacientes que, segundo os testes, terão Alzheimer no futuro, medicamentos que diminuam ou revertam a doença.

Fonte: http://www.hospitaldofuturo.com