Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Thursday, October 14, 2010

Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir


Começou hoje a campanha promovida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia para prevenir uma doença que afecta mais de meio milhão de portugueses.

Em diversas cidades do país, é disponibilizando um rastreio gratuito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.
Vulgarmente conhecida por bronquite crónica, esta doença resulta de uma obstrução das vias respiratórias, instala-se progressivamente e os sintomas demoram a manifestar-se, pelo que quando o doente vai ao médico já está avançada, alerta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Daí a importância de efectuar regularmente um exame simples (espirometria) para ver o estado dos pulmões.

Por ocasião do Ano do Pulmão e Dia Mundial da Espirometria, tem início uma campanha europeia, a que se associa a Sociedade Portuguesa e cujo rosto é o futebolista Cristiano Ronaldo.

O objectivo é sensibilizar os cidadãos para a prevenção das doenças respiratórias, sob o lema “Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir”.

Em 14 capitais de distrito portuguesas há locais onde poderá ser feito um exame gratuito, até 17 de Novembro, à semelhança do que ocorre noutras cidades da Europa.

Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa, Carlos Robalo Cordeiro, a DPOC é uma das patologias respiratórias com maior prevalência em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, o médico recomenda que quando se faz um 'check-up' a espirometria não seja esquecida: ”Este teste tem de entrar na rotina de diagnóstico geral”.

A iniciativa teve início, simultaneamente, em Lisboa e Madrid, com profissionais de saúde apoiados numa unidade móvel para realizar os exames e prestar aconselhamento.

A Organização Mundial de Saúde estima que a DPOC atinja mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das principais causas é o tabaco.

Cerca de 20 por cento dos fumadores podem vir a desenvolver a doença, segundo os especialistas, para quem o diagnóstico precoce é fundamental.

A unidade móvel de saúde passará por Lisboa, Faro, Évora, Santarém, Leiria, Braga, Setúbal, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Viana do Castelo e Porto.

Carlos Robalo Cordeiro sublinha que o exame é particularmente aconselhado a pessoas com mais de 40 anos, fumadores e com profissões de risco inalatório.

Adaptado de: www.rcmpharma.com

Wednesday, October 13, 2010

II Congresso Nacional de Saúde Pública

O II Congresso Nacional de Saúde Pública, organizado pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Direcção-Geral da Saúde (DGS), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), irá decorrer nos dias 28 e 29 de Outubro de 2010, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, cidade do Porto.

O evento, na continuidade do I Congresso Nacional de Saúde Pública, pretende reunir profissionais, investigadores e estudantes da área da Saúde Pública com o objectivo de estimular o debate sobre o estado actual e os desafios que a Saúde Pública enfrenta, desenvolver a investigação e a inovação e promover uma articulação concertada entre as estruturas de Saúde Pública.

O congresso inclui cinco sessões plenárias e doze sessões paralelas dedicadas aos seguintes temas:

Saúde Pública e sustentabilidade do Sistema de Saúde;
Investigação em Saúde Pública;
Desigualdades em saúde;
Pandemia de gripe, lições em Saúde Pública;
Reforço da Saúde Pública no contexto das Orientações Estratégicas 2011-2016 (PNS).

Fonte: www.dgs.pt

Wednesday, October 6, 2010

MIT Media Lab Medical Mirror

Ming-Zher Poh, um estudante do MIT, está a desenvolver um sistema de medição de sinais vitais, que utiliza apenas uma câmara-low cost.

Ming-Zher Poh já demonstrou que o sistema pode fazer medições de pulsação através de imagens recolhidas com uma trivial webcam e está neste momento a desenvolver o sistema para medir também parâmetros a nível da respiração e oxigénio no sangue. No final espera ainda conseguir medir a pressão arterial. Os primeiros resultados deste trabalho, levado a cabo com a ajuda do estudante Daniel McDuff e o Professor Rosalind Picard, foram publicados em 2010 no Optics Express.

Poh sugere que a monitorização não invasiva pode ser útil em situações em que seja complicado ou deconfortável o uso de sensores na pele, como a monitorização de vítimas de queimaduras ou de recém-nascidos. Poderia ainda ser utilizado em telemedicina, utilizando a webcam do próprio paciente, ou mesmo a câmara do telemóvel.

Este sistema poderia também ser introduzido num espelho de casa de banho para pacientes que necessitem de monitorização constante, ou pessoas que queiram monitorizar a sua saúde e parâmetros vitais na sua rotina diária, enquanto lavam os dentes ou a cara, sendo o resultado apresentado no espelho.

Adaptado de: MIT News