Este blog é dedicado ao campo da saúde, ao qual estou ligada através do meu curso de Tecnologia dos Equipamentos de Saúde. Nele podem encontrar variadíssimos temas da actualidade, como novos equipamentos, tecnologias e terapias aplicadas à saúde, eventos, notícias e patologias.


Monday, May 31, 2010

True or False? Indian man lives for 7 decades without food and water

Friday, May 28, 2010

Lidar com a leucemia


Ontem comecei a ler um livro que me cativou e que acabei por devorar em dois dias:

Para a Minha Irmã é um bestseller internacional, escrito por Jodi Picoult. Neste, uma menina com uma doença muito grave, e a sua família lidam com esta patologia, cada um à sua maneira, passando por desafios físicos e psicológicos.

Aos 2 anos de idade foi diagnosticada leucemia promielocítica aguda a Kate.

Nessa altura, a mãe de Kate e o seu marido decidiram conceber uma criança geneticamente compatível para ser dadora de órgãos para a Kate, para que ela pudesse ser curada.
Tiveram uma menina chamada Anna, e utilizaram o sangue do cordão umbilical dela para fazer um transplante para a irmã.

O que é certo é que aos 13 anos de idade Anna já tinha passado por diversas operações, transfusões e injecções de que ela própria não precisava, para ajudar a irmã, que teve diversas recaídas.

No seio da família todos sofrem as consequências, Anna e o seu irmão mais velho, Jesse , sentem que recebem pouca atenção dos pais, e cada um se revolta à sua maneira. O dia-a-dia da família é condicionado pelas recaídas de Kate, inclusive muitos dias festivos são alterados e passados no hospital.

O próximo passo é um transplante renal,de que Kate precisa para sobreviver, e é nesta altura que Anna vai ter com um advogado e lhe comunica que quer processar os pais pelo direito ao próprio corpo.

O livro está cheio de questões, polémicas, sobre o certo e o errado, sobre a complexidade das relações humanas, questões bioéticas...

Este é um livro fascinante que transporta o leitor para a difícil realidade das famílias que lidam com esta patologia ou outras semelhantes. Recomendo a leitura.

Obrigada Joana por mo teres emprestado!

Wednesday, May 26, 2010

Ministério da Saúde quer poupar 50 milhões de euros em 2010

Poupar 50 milhões de euros até final do ano é o objectivo da ministra da Saúde. Ana Jorge anunciou as 10 medidas que vai pôr no terreno para atingir o valor.

O plano de poupança, que entra em vigor já em Junho, vai incidir sobretudo sobre a gestão dos hospitais, que têm 20 dias para apresentarem planos para cortar a despesa. A ministra indicou o caminho: cortar pelo menos 5% da despesa em horas extraordinárias, baixar pelo menos 2% da despesa com fornecimentos e serviços externos, assegurar o cumprimento da meta orçamental de crescimento da despesa em farmácia hospitalar, que prevê um aumento máximo de 2,8%.

O Ministério da Saúde aposta também na redução do preço dos medicamentos. Segundo Ana Jorge, é preciso seguir esse caminho. Entretanto, a receita médica vai passar a discriminar uma informação sobre o valor que o utente pouparia se o médico lhe tivesse prescrito um medicamento mais barato.

Ana Jorge anunciou também a redução imediata de 10% do preço das tiras de controlo de glicemia para os diabéticos, o que significa uma poupança de cinco milhões de euros para o Estado e de 600 mil euros para o utente. Na lista das medidas está também a indicação de que novas contratações no Serviço Nacional de Saúde só avançam com despacho da ministra.

O Ministério da Saúde garante que vai poupar 5% nestes sete meses que faltam para o fim do ano. A poupança já foi visível nesta conferência de imprensa: as folhas distribuídas foram impressas dos dois lados e as garrafas de água foram substituídas por um jarro.

Ana Jorge reafirmou, no entanto, que estas medidas não vão pôr em causa o Serviço Nacional de Saúde, que terá mesmo "de ser reforçado" nestes tempos de crise.



"As 10 primeiras medidas para uma gestão mais eficiente do Serviço Nacional de Saúde"



1 - Plano de Redução de Despesa dos Hospitais EPE e SPA
Cada Hospital deverá apresentar ao Ministério da Saúde, no prazo de 20 dias, um plano de redução de despesas, de acordo com linhas de orientação gerais definidas pelo Ministério da Saúde. Entre estas destacam-se:

a) baixar, pelo menos, 5% a despesa em horas extraordinárias;

b) baixar, pelo menos, 2% a despesa com fornecimentos e serviços externos;

c) assegurar o cumprimento da meta orçamental de crescimento de apenas até 2,8% da despesa em farmácia hospitalar.
O plano de redução de despesa deverá ser elaborado em diálogo com as direcções de serviço de cada instituição.



2 - Guia de Combate ao Desperdício
Trata-se de um Guia de Boas Práticas, o qual deverá ser elaborado, nos próximos 30 dias, por todos os organismos de administração central e regional do Ministério da Saúde , e cuja implementação deverá ser monitorizada de dois em dois meses, pelo dirigente máximo do serviço.
Pretende-se uma poupança nas despesas correntes de cada serviço, excluindo pessoal, de cerca de 5%.



3 - Redução da Despesa dos Gabinetes do Ministério da Saúde
Para além das cativações adicionais já definidas, os Gabinetes da Ministra da Saúde e dos Secretários de Estado terão uma redução da despesa total de 5%.




4 - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS, EPE)
Em 1 de Junho de 2010, a SPMS, EPE inicia a sua actividade, tendo como foco de acção as compras, contabilidade e recursos humano do Serviço Nacional de Saúde.



5 - Autorização prévia para contratação de profissionais nos Hospitais EPE
As contratações de profissionais nos Hospitais EPE, que tenham resultados líquidos negativos, passam a estar sujeitas a aprovação prévia e casuística da Ministra da Saúde.



6 - Autorização prévia da contratação de profissionais que já exerçam funções no SNS
A contratação de profissionais de saúde já integrados no SNS, para outras unidades de saúde, passa a ser sujeita a autorização prévia da Ministra da Saúde, com fundamentação que demonstre estarem preenchidos critérios de necessidade em cuidados de saúde e justificados os valores salariais propostos.



7 - Mais e melhor Informação na Receita Médica
A receita médica passará a discriminar a informação do valor que o utente pouparia se lhe tivesse sido prescrito um medicamento mais barato.



8 - Redução do Preço das Tiras de Controlo da Glicémia para os Diabéticos
Redução imediata de 10% do preço das tiras de controlo da glicemia para os diabéticos



9 - Redução do Preço de Medicamentos
Redução do preço dos medicamentos genéricos, com preços elevados na comparação internacional, começando desde já pelos genéricos mais vendidos: omeprazol e sinvastatina, cujo preço deverá ser pelo menos 35% inferior ao preço do medicamento de marca.



10 - Auditoria à Despesa com Medicamentos
Reforço das auditorias da IGAS à despesa com medicamentos nos estabelecimentos hospitalares do SNS. Estas auditorias incluem o controlo sobre o registo e a distribuição gratuita de medicamentos.



» Só em 2010, estas 10 primeiras medidas contribuirão com 50 milhões de euros na redução global da despesa do SNS, que se pretende que seja de mais de 100 milhões de euros até ao final do ano.

Fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=105430

Monday, May 17, 2010

Maio - mês do coração

Durante o mês de Maio a Fundação Portuguesa de Cardiologia organiza diversos eventos integrados no Mês do Coração. Uma das actividades durante todo o mês consiste no peditório nacional para ajudar esta fundação e todos aqueles que sofrem do coração.

Este ano o tema é "Crianças saudáveis, serão adultos saudáveis".

A obesidade é um problema de saúde grave, que atinge cada vez mais pessoas. Nunca é demais sensibilizar para a importância de ter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e actividade física regular, para manter um coração saudável.

Estes hábitos devem adquirir-se desde a infância e prolongar-se ao longo da vida, permitindo construir um futuro mais risonho e com maior qualidade de vida.

Para mais informações:

* Fundação Portuguesa de Cardiologia
* Tel: 213815000
* www.fpcardiologia.pt


Tuesday, May 4, 2010

Dia Mundial da Asma


Hoje, dia 4 de Maio, celebra-se o dia mundial da asma.
De um modo geral, a comemoração da efeméride objectiva aumentar a atenção para a asma como um problema global de saúde, assim como envolver autoridades públicas, sociedades científicas e associações de doentes na implementação de programas eficazes de controlo desta doença. Este dia serve também para comunicar os progressos na terapêutica e nos programas de educação para os asmáticos e para se lançar alertas sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da necessidade dos doentes aprenderem a lidar com a sua doença.

«A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) tem ao longo dos anos da sua existência, e assim aconteceu no último ano, participado em muitas acções de sensibilização dirigidas a asmáticos e suas famílias, médicos e outros profissionais de saúde e público em geral, de modo a informar, educar e envolver todos na melhoria do controlo da asma», afirma a Dr.ª Marianela Vaz, imunoalergologista e presidente da APA, que conta com mais de mil associados.

«Estas acções consistiram na presença em reuniões dedicadas a doentes crónicos, a cidadãos com difícil acesso a cuidados de saúde, em escolas, em locais públicos ou em congressos médicos», acrescenta a Dr.ª Marianela Vaz.

O lançamento do site www.apa.org.pt da APA foi uma das acções do Dia Mundial da Asma de 2007.
De acordo com a presidente da Associação, «possui conteúdos informativos da maior importância, várias vezes actualizados ao longo do ano, possibilidade do doente aprender a auto-avaliar e auto-controlar a sua doença, de estabelecer diálogo com médicos e outros doentes, indicação das parcerias que permitem aos sócios ter desconto em vacinas, materiais para evicção dos ácaros, termas, etc».

A avaliação dos níveis de asma e alergias, acções de sensibilização e aulas de Body Combat, entre outras actividades, marcaram o dia de hoje hoje no Edifício Transparente, no Porto.

A iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), com o apoio das Tintas CIN, contou com a presença da maratonista olímpica Rosa Mota e do nadador olímpico João Araújo.

Segundo a presidente da APA, Marianela Vaz, «a asma é uma das doenças crónicas mais frequentes, que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, apontando as projecções mundiais para um incremento de mais 100 milhões, para 2025».


Adaptado de: http://www.paraquenaolhefalteoar.com/articles.php?id=111
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=448461